Fábrica de mosquitos contra dengue é apresentada em Londrina

31 mar 2022

30 de março de 2022

REPORTAGEM LOCAL FOLHA  DE LONDRINA
 

Foi apresentada nesta terça-feira (29), em Londrina, uma nova arma contra a dengue, desenvolvida pela  Forrest Brasil Tecnologia – multinacional israelense. O local é uma biofábrica de mosquitos Aedes aegypti capazes de eliminar a doença. A instalação produz a tecnologia TIE – utilização do Inseto Estéril –, em que os mosquitos são soltos de forma massiva. Os machos estéreis se acasalam com as fêmeas selvagens, que deixam de procriar, o que provoca uma imediata redução na infestação e na disseminação de doenças como a Dengue, Chikungunya, Zika e Febre Amarela.

“Estamos em meio a uma negociação com o município, com a possibilidade de iniciar o trabalho ainda este ano”, detalha a bióloga Lisiane Poncio, diretora técnica da empresa.

Londrina foi escolhida para a implantação não só por sua importância estratégica na região norte do estado, como pelo fato de sofrer constantemente com surtos de dengue. A fábrica de mosquitos estéreis é composta por contêineres e conta com salas climatizadas adequadas ao desenvolvimento dos mosquitos desde a fase imatura – larvas e pupas – até a adulta. Com capacidade atual de produção de 4 milhões de mosquitos machos estéreis por semana, que suprem a necessidade de uma área de até 70 mil habitantes.

Como o trabalho é feito em uma unidade móvel, há a capacidade de expansão e treinamento de mão de obra especializada conforme a demanda. 

Atualmente, a instalação atende a demanda de Ortigueira, onde o projeto é desenvolvido em parceria com a empresa Klabin desde novembro de 2020. 

Acesse: https://www.folhadelondrina.com.br/geral/fabrica-de-mosquitos-contra-dengue-e-apresentada-em-londrina-3183028e.html

Entre em
contato conosco

*Todos os campos de preenchimento são obrigatórios

Voltar ao topo